Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 30/07/2015

Delegados buscam meios de consolidação do Sistema Único de Assistência Social

2972015171918Cerca de 500 delegados divididos em cinco grupos, discutiram, neste segundo dia de trabalho da X Conferência Municipal de Assistência Social, as propostas previstas nos eixos do encontro. O evento, iniciado na terça-feira e que será encerrado na quinta-feira, 30, tem como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2016”. O SUAS (Sistema Único de Assistência Social) é o modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social.

 

A presidente do CMAS, Ângela Pérsico, analisa ser importante que o plano decenal, entre 2005 e 2015, seja discutido, e que sejam preparadas ações para os próximos dez anos. “Temos que analisar o que foi feito e planejar o futuro”. Disse que tem que ser mostrado o que o plano trouxe de positivo para as pessoas. “Será relevante para o município porque vamos avaliar as deliberações das últimas quatro conferências”.

 

Os delegados foram escolhidos em 27 pré-conferências realizadas entre os dias 2 e 7 de julho em territórios que tem abrangência do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), entidades socioassistenciais, Centro POP, Centro de Referência da Mulher e em três áreas descobertas, localizadas nos bairros Gabriela, Papagaio e Feira X.

 

A conferência está sendo realizada na Igreja Assembléia de Deus (prédio onde funcionou o Mega Fest). Dela também participam observadores e convidados. Na sexta-feira acontece a plenária final, a leitura das moções e serão eleitos os 12 delegados que representarão Feira de Santana na conferência estadual, prevista para dezembro. Metade dos representantes locais será indicada pelo poder público e a outra metade será eleita diretamente pela sociedade civil.

 

Secom