Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 21/12/2017

Desafios para a educação – Alunos superam dificuldades e comemoram formatura

Com quase 50 anos de existência, o Colégio Estadual Agostinho Fróes da Mota, de Feira de Santana teve mais uma turma de alunos do noturno formando-se, ou seja, concluindo o 2º grau na noite passada (20). Esse tipo de comemoração pouco é festejada por quem passa por essa etapa, mas esse grupo mostrou o contrário.

A formatura deste alunos, muitos deles avós, mães e pais de família foi realizada no interior do colégio, e contou com a presença de parentes, amigos e professores. A turma estava radiante e muito feliz pelo grande esforço, em razão de que, quase todos trabalham no período do dia e alguns deles residem na zona rural do município, e poucos dispõem de transporte próprio.

“A conclusão desta etapa significa muito para nós, pois é um passo para o nosso aprimoramento”, disse uma aluna que venceu inúmeras dificuldades como os demais em uma jornada tripla de horários de vendedores, motorista, Guarda Municipal, taxista, donas de casa e outras profissões.

 

Serviços para a  comunidade

 

O colégio oferece o ensino para jovens e adultos (EJA), Supletivo e Tempo de Aprender, e ainda tem salas de audiovisual para as pessoas que são deficientes, onde estão matriculados dezenas de alunos.

O colégio distribui frequentemente merenda nos seus turnos, além de livros e até fardamento de forma gratuita, além do vale transporte estudantil, com o qual os alunos têm 50% de desconto. Alguns dos professores possuem mestrado e outros estão iniciando o doutorado, informou a vice-diretora Josineide Lima de Oliveira.

 

Reconhecimento

“O jovem sem educação e sem emprego pode optar por caminhos tortuosos”, enfatizou um educador durante a cerimônia de formatura, que contou com a participação dos vereadores João Bililiu(patrono) e Roberto Tourinho(paraninfo).

A solenidade começou a ser comemorada no ano de 2015, idealizada por Jean Cedraz. O ex-aluno conta que com a simpatia de todos, vem durante esses anos dando suporte e incentivo aos novos estudantes que chegam àquela instituição de ensino, principalmente na cerimônia de entrega dos certificados que é considerada por muitos como um troféu, em função das dificuldades no trajeto da busca pelo conhecimento. Muitos dos presentes enfatizaram, que pretendem ingressar em uma faculdade, a fim de obter o nível superior na educação.

 

Portal Cidade Gospel