Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/11/2017

Durante campanha, não há necessidade de agendar pela Central de Regulação exame preventivo de câncer

No período das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, em curso, não há necessidade de o cidadão agendar os exames preventivos contra o câncer (mama e próstata) através da Central Regulação. A informação é da referência técnica da mulher na Secretaria Municipal de Saúde, Alessandra Magalhães. A medida busca facilitar para que mulheres e homens possam fazer a avaliação anual. O acesso o quanto antes aos serviços de saúde contribui para o diagnóstico precoce, que é fundamental para o êxito do tratamento.

 

Contudo, diz Alessandra, as pessoas devem comparecer aos locais onde são prestados os serviços com os documentos pessoais, o cartão do SUS e a guia amarela preenchida pelo médico ou enfermeiro da sua unidade de referência – além do SISMAMA, no caso das mulheres.

 

Os exames laboratoriais estão sendo feitos nos laboratórios credenciados ao SUS. As mulheres, na faixa etária de 50 a 69 anos, fazem a mamografia no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) e no Ceparh (Centro de Pesquisa em Reprodução Humana). Já os homens, na faixa etária de 50 a 75 anos, poderão fazer a coleta sanguínea para o exame de PSA também em um dos laboratórios credenciados ao SUS. Caso o resultado apresente alteração, eles serão encaminhados para o HDPA.

 

Nestes dois meses, a Secretaria de Saúde está intensificando as ações de promoção da saúde da mulher quanto do homem que já são feitas cotidianamente. É importante que eles compareçam até uma unidade de saúde para que sejam solicitados os exames de rotina, bem como a mamografia (mulheres) e PSA (homens). As ações terão continuidade até o final do mês. Enquanto isso, os profissionais de saúde nas unidades também estão focados na realização de atividades educativas, através de palestras.