Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/07/2014

Elefante que passou 50 anos aprisionado é resgatado e chora

25716-2O elefante Raju chorou ao ser resgatado na última sexta-feira por uma organização não-governamental depois de 50 anos como prisioneiro na Índia. Segundo o Daily Mail, o animal vivia com as patas acorrentadas e era usado pelo dono para pedir dinheiro. O bicho foi liberado depois de uma operação comandada pela ONG britânica Wildlife SOSO.

 

Ao todo, dez veterinários, 20 guardas florestais e seis policiais participaram do resgate. “A equipe ficou completamente abismada de ver as lágrimas rolarem durante o resgate. Foi absurdamente emocionante para todos nós. Nós sentimos que ele percebeu que seria liberado”, conta a porta-voz da ONG, Pooja Binepal. “Elefantes não são só imponentes, mas também muito inteligentes, que já mostraram ter sentimentos de luto. Só podemos imaginar o que meio século de tortura fez com ele”.

 

O elefante nunca viveu sem as correntes.

 

A ONG recebeu uma denúncia sobre o caso há 1 ano. Primeiro, tentaram confiscar o animal através da Justiça, o que demorou porque o dono não tinha documentação para comprovar a posse. “Quando o localizamos, em julho de 2013, suas condições eram patéticas. Ele não tinha abrigo à noite e era usado para pedir dinheiro para turistas. Ele não era alimentado adequadamente, então os turistas lhe davam doces. Devido ao seu estado de fome e exaustão, ele começou a comer as embalagens de papel e plástico.”, relembra Binepal.

 

Com autorização da Justiça, o resgate foi feito. O elefante tinha vários ferimentos, especialmente nas patas, que estão com vários abscessos. “Será um processo longo de reabilitação, queremos ensiná-lo que os humanos não são símbolos só de dor e brutalidade, mas vai demorar. Quando estiver pronto, vai começar a conviver com outros dois elefantes, Rajesh e Bhola”, contou a porta-voz.