Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 06/05/2016

Em Feira de Santana 65 mil pessoas já foram vacinadas contra influenza

552016170803

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana recebeu, na terça-feira passada, e já distribuiu às unidades, nove mil doses da vacina contra a influenza.

 

Outra quantidade está prevista para ser entregue pela Secretaria da Saúde da Bahia nesta sexta-feira,6 – o imunizante será levado para as unidades na segunda-feira, 9.

 

Cerca de 65 mil pessoas já foram vacinadas, de um universo de 128 mil moradores no município que tem o perfil definido pelo Ministério da Saúde.

 

O grupo de risco é formado por índios, crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde.

 

Também devem ser vacinadas gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

 

Várias pessoas que não se enquadram neste perfil estão procurando as unidades de saúde. Lá são informadas que não podem ser vacinadas e orientadas a se dirigir às clínicas particulares.

 

O organismo leva cerca de 15 dias para produzir anticorpos contra os vírus que provocam a gripe, a partir da data da imunização.

 

A vacina é apenas contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para quem tem reação alérgica grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

 

A vacina que está sendo aplicada na rede pública é a trivalente, que combate os vírus tipo H1N1, tipo H3N2 e o vírus do tipo B, de gripe comum.

 
Secom