Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 10/09/2014

Emissão do cartão SUS está suspensa temporariamente

992014172712A emissão de cartões do SUS (Sistema Único de Saúde) em Feira de Santana está suspensa temporariamente por problemas técnicos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a pane teve origem no Sistema Nacional, que alimenta a base de dados do Ministério da Saúde, em Brasília, onde são coletados os números gerados a partir do município.
A coordenadora do setor em Feira de Santana, Sônia Vasconcelos, informou que as falhas começaram há cerca de 15 dias. Na sexta-feira, 5, o sistema saiu do ar por completo, impedindo a continuidade do serviço.

A expectativa é que volte a funcionar a qualquer momento. “Como a solução do problema não depende de providências no âmbito do município, só nos resta esperar que o sistema que está fora do ar seja normalizado o mais rápido possível”, explicou Sônia Vasconcelos, acrescentando que o Ministério da Saúde ainda não sinalizou um prazo para que isto aconteça.

TRANSTORNOS

A suspensão do serviço de emissão do Cartão do SUS prejudica centenas de pessoas que procuram o serviço diariamente na Secretaria de Saúde de Feira de Santana, situada na avenida João Durval.

O documento é obrigatório para quem busca atendimento na rede pública e privada de saúde. Algumas empresas também exigem o cartão do SUS de seus empregados e os hospitais particulares já fazem o mesmo com os pacientes que têm plano de saúde.

São distribuídas 150 senhas diariamente. Estima-se que nos últimos anos mais de 400 mil cartões já foram distribuídos no município.

Portal Cidade Gospel