Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 30/03/2015

Empresa faz doação de livros sobre a cultura quilombola

01_21História de Tenengo, Maria & Maria, A Mãe do Timbó e A Dona das Águas. Esses são alguns dos títulos que compõe a coleção sobre a literatura, linguagem e cultura quilombolas, doados pela Enseada Indústrias Naval para a Secretaria Municipal de Feira de Santana. A entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27.

 
Os livros estão sendo entregues aos 50 professores de 25 escolas municipais que integram a Formação em Educação Escolar Quilombola – FormEEQ, estratégia da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, UFRB, em convênio com a Seduc e em parceria com o Ministério da Educação.

 

Representantes das comunidades quilombolas de Bonfim de Feira, Matinha dos Pretos, Lagoa Salgada e Jaguara, além de líderes comunitários dos municípios de Água Fria e Biritinga também receberam os volumes da coleção.

 

“Esses livros vão completar o acervo da nossa biblioteca. Agora os nossos alunos vão ter contato com a coleção e a história dos quilombos na nossa comunidade”, afirma a professora Maria Madalena de Jesus Rabelo Regis, diretora da Escola Municipal Joaquim Pereira dos Santos, do distrito de Maria Quitéria.

 

“Agora temos suporte didático e pedagógico para abordar a questão quilombola nas escolas da Rede Municipal”, afirma Maria Cristina Sampaio, coordenadora do Núcleo de Educação para as Relações Etnicorraciais e Educação Escolar Quilombola – NerEEQ.