Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 30/04/2018

Entenda como funciona aquecedor solar

O aquecedor solar é uma alternativa sustentável e econômica de geração de calor para chuveiros, torneiras, e até para piscinas. Com uma ampla utilidade tanto em ambientes residenciais quanto comerciais e industriais, o aquecimento da água feito pelas placas solares traz uma série de vantagens.

 
Aquecedor solar de água: funcionamento e vantagens

 

Os aquecedores solares, como o próprio nome indica, utilizam o sol, energia gratuita e sustentável, para esquentar a água. As chamadas placas coletoras ou placas solares captam o calor, que é transmitido para a água que fica nas “serpentinas” – tubos alocados no interior das placas. Quando a água alcança a temperatura ideal, é armazenada em um reservatório, chamado de boiler.

 

Esta água poderá ser utilizada em chuveiros, banheiras, torneiras (cozinha, banheiro e até área de serviço e lavanderia), e também em piscinas. Neste último caso, é necessário o uso de uma bomba específica, que leva a água da piscina até a placa onde ela passa pelo aquecimento, e depois a devolve.

 

As placas coletoras são produzidas em materiais como cobre ou aço inox. O aço é utilizado principalmente em regiões mais frias, evitando que as serpentinas se rompam em caso de congelamento ou resfriamento extremo. Os reservatórios ou boilers podem armazenar a água em até 90ºC.

 

Em dias nublados, sem a incidência de sol, normalmente os sistemas acionam um aquecimento reserva elétrico, que mantém o fornecimento da água quente em qualquer condição climática. No entanto, o Brasil tem grande incidência de sol durante o ano, o que diminui consideravelmente a necessidade do uso do sistema de apoio.

 

Entre as vantagens do aquecedor solar estão a economia – apesar do investimento inicial ser maior, o retorno da economia na conta mensal é demonstrado rapidamente, compensando de forma ágil o valor investido; a sustentabilidade – o sol é uma fonte inesgotável e gratuita de energia, e seu uso não agride nem afeta o meio ambiente; e a praticidade – a água permanece quente o tempo todo, a qualquer hora do dia.