Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 25/06/2014

Cidade Fm : Ministra do STJ fala sobre pressões da política

IMG767A Ministra do STJ Eliana Calmon é pré-candidata ao cargo de Senadora da Bahia pelo PSB. Foi entrevistada por Jota Cardoso da rádio Cidade FM em Feira de Santana-Bahia, em 19 de Junho de 2014.  Ela falou sobre sua atuação no STJ e das pressões que ocorrem nos bastidores e no Supremo Tribunal, das decisões sobre seus atos como Ministra do Supremo Tribunal de Justiça e das pressões sofridas pela decisão de Joaquim Barbosa.

 

Eliana Calmon atuou contra a corrupção dentro dos órgãos federais, investigando irregularidades nos tribunais e a evolução patrimonial dos juízes, a fim de que esclareçam as acusações de improbidade.

 

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon Alves é filha de Alimiro Petronilho Alves e Elisabete Calmon Alves e é natural de Salvador, Bahia. Graduou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1968 e na mesma instituição concluiu especialização em Processo Civil no ano de 19823 .

 

Veja o Vídeo

 

 

Em 1974 foi aprovada no concurso público para o cargo de procuradora da República pelo estado de Pernambuco. Em 1976, foi para a Subprocuradoria Geral da República. Tornou-se juíza federal após aprovação em concurso público do ano de 1979 e atuou no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia entre 1983 e 1984 e no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) a partir de 1989.

 

No dia 30 junho de 1999, assumiu vaga como ministra do STJ pelo terço da magistratura, se tornando a primeira mulher a ocupar um posto neste tribunal . Atualmente a ministra dirige a Enfam, entidade vinculada ao STJ que capacita juízes em todo o país.

 

Portal Cidade Gospel, com imagem do Digitaltvbr