Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/05/2016

Escolas municipais cumprem prazo de prestação de contas de recursos federais

7

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, com exceção de apenas uma, entregaram dentro do prazo a prestação de contas referente ao ano de 2015 dos programas federais que destinam recursos a serem aplicados em pequenas despesas nas unidades de ensino. A única escola que ainda não regularizou o processo é uma situada no distrito de Bonfim de Feira.

 
No último mês, o setor da Seduc responsável pelo acompanhamento e prestação das contas terminou de fazer a análise dos processos que, numa segunda fase, são enviados para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a quem compete o parecer das contas.

 
“Houve anos em que tivemos que lidar com muitas dificuldades neste setor, às vezes orientando, às vezes cobrando dos diretores escolares, uma vez que uma adequada e efetiva aplicação dos recursos é também da nossa competência como gestores. Cabe à Seduc não apenas fiscalizar, mas também orientar neste sentido. E há três anos estamos cuidando mais de perto deste processo, fazendo reuniões e dando as condições necessárias para que os gestores cumpram seu papel”, avalia a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

 
São vários os programas que fornecem recursos para aplicação nas escolas, dentre os quais, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Mais Educação. Estes recursos são destinados à realização de pequenos reparos no prédio escolar próprios da Rede Municipal e aquisição de bens permanentes e de consumo.

 
Secom