Notícias do Mundo Gospel

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 23/07/2015

Espada viking é encontrada e mostra símbolos cristãos

espada1A peça foi encontrada durante a escavação de uma sepultura viking em Langeid, um pequeno vilarejo no sudoeste do país. Os pesquisadores sabiam que encontrariam elementos interessantes, mas jamais esperavam algo tão impressionante quanto a espada.Um achado inédito de 2011 foi divulgado esta semana pelos pesquisadores do Museu de História Cultural de Oslo, na Noruega, uma espada viking com detalhes em ouro, inscrições em latim e símbolos cristãos.

 

Camilla Cecilie Wenn, que liderou as escavações, afirmou que primeiro a equipe encontrou dois pequenos fragmentos de moedas de prata, ambas da região Norte da Europa. Uma delas era viking alemã e a segunda foi cunhada entre os anos 978 e 1013, durante o reinado de Etereldo II na Inglaterra.

 

“Mas nós continuamos escavando ao lado do caixão e nossos olhos saltaram. Nos dois lados, apareceram peças de metal, mas era difícil ver o que era. De repente um pedaço de terra caiu e o objeto se tornou claro. Ficamos emocionados quando percebemos que era o punho de uma espada”, relata a pesquisadora.

 

Pelas pesquisas de datação de carbono, a sepultura é do ano de 1030, aproximadamente, já no final da era viking. A espada encontrada tem 94 centímetros de comprimento, a lâmina de ferro está toda enferrujada por conta do tempo, mas a empunhadura está bem preservada.

 

“No topo do pumo, nós podemos ver claramente a imagem de uma mão segurando uma cruz. Isso é único e não sabemos de descoberta similar em outras espadas da era viking. Tanto a mão como as letras indicam que a espada foi deliberadamente decorada com símbolos cristãos”, diz a pesquisadora.

 

A equipe tenta entender como uma espada com símbolos cristãos foi parar em um cemitério pagão na Noruega. “O design da espada, os símbolos e o metal precioso usado tornam claro que ela era um tesouro magnífico, provavelmente produzido em outros países e trazido para a Noruega por um homem importante”, diz Camila.

 

Com informações O Globo