Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 21/08/2014

Feira contará com Rede Voluntária de Defesa Civil

2082014162320O município de Feira de Santana passará a contar com uma Rede Voluntária de Defesa Civil com extensão para os oito distritos. O projeto, elaborado pela Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comprodec) em parceria com a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), será apresentado aos administradores distritais no próximo dia 26, uma terça-feira, às 15h, no auditório da Seprev.
O coordenador interino da Comprodec, Jorge Pinho, ressalta a importância do fortalecimento da entidade e do engajamento da sociedade em sua atuação. “Nossa intenção é tornar a Defesa Civil macro em Feira de Santana e fazer toda a comunidade ver que este órgão somos todos nós”, frisou Jorge Pinho, ao observar a importância da parceria da Seprev na promoção e articulação das ações.

Os oito administradores distritais convocados para a primeira reunião da Comprodec tomarão conhecimento do projeto e serão elo de ligação entre a comunidade e a Defesa Civil, a título de promover as inscrições dos candidatos e a orientação. Quando abertas, as inscrições serão voltadas a qualquer cidadão, acima dos 18 anos e dos sexos masculino ou feminino, desde que residentes nos oito distritos feirenses.

Para participar da Rede Voluntária de Defesa Civil, os moradores dos distritos feirenses inscritos no projeto passarão por cursos de noções de defesa civil, proteção comunitária e atuação do voluntário em desastres. Os cursos serão promovidos através de parcerias entre a Comprodec de Feira de Santana e a de Salvador com a Seprev, a Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros.

Jorge Pinho observa que os voluntários ficarão habilitados em caso de emergências e desastres, a fazerem o isolamento de áreas, sinalização e evacuação do entorno da área de risco. “Eles deverão permanecer na área até a chegada do Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil e serão cadastrados e acionados sempre que necessário”, frisou.

 

Portal Ciadade Gospel