Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 30/09/2014

Feira de Santana entra na luta contra o câncer de mama

2992014145304É chegado o mês de outubro. Faltam apenas dois dias para o município se vestir de rosa em referência a luta contra o câncer de mama. Em cada canto da cidade, as mulheres serão motivadas a procurar os serviços de saúde. Haverá palestras, realização de consultas e exames e mobilizações nas ruas e em alguns espaços públicos.

 
Na manhã desta segunda-feira, 29, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana apresentou as ações que serão desenvolvidas no período. Elas vão começar pelo Centro de Abastecimento, no dia 11, das 8h às 13h. Na ocasião haverá palestras, aferição da pressão arterial, teste de glicemia e orientações com um clínico.

 

 

“A idéia é levar os serviços para aquelas mulheres – feirantes ou consumidoras – que nem sempre dispõem de tempo para ir até uma unidade de saúde”, afirma a diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas. Nesse dia, ainda, as pacientes do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, também participarão de palestras.

 

 

Os atendimentos clínicos, inclusive com a realização de preventivos, serão disponibilizados no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC), entre os dias 13 a 17. Quem necessitar já sairá com guias – especificas – para realização de exames devidamente agendados. Eles serão feitos no Centro Municipal de Diagnóstico Por Imagem (CMDI), no ambulatório ou laboratório do Hospital da Mulher.

 

 

“Nenhuma paciente que for atendida nesse período ficará sem ter seu exame realizado”, assegurou Gilberte Lucas. “Caso a cota do mês seja ultrapassada, ela poderá ser agendada para o mês seguinte”. Essa demanda não vai interferir na realização dos exames já marcados pela Central de Regulação.

 

Além dos atendimentos no CMPC – que será por demanda espontânea – as mulheres assistirão à palestra com conteúdos diferentes, a exemplo da importância da amamentação, da alimentação saudável, o autocuidado, além de participarem de atividades com educador físico e das oficinas de beleza.

 

Gilberte Lucas informou que, em novembro, as mulheres atendidas durante a campanha deverão retornar para o CMPC com os resultados dos exames em mãos. “Caso algum deles apresente alteração, essa paciente será encaminhada para o mastologista da unidade”.

 

No dia 15 haverá mutirão para realização de ultrassonografia da mama, no ambulatório do Hospital da Mulher. Já no dia 25, no estacionamento do Hospital da Mulher, das 8h às 13h, consta na programação, a realização de consultas com ginecologista, encaminhamentos de pacientes para exames de mamografia, de laboratório, ultrassonografia e punção da mama, além de teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

 

A campanha do Outubro Rosa e do Novembro Azul – quando as atenções neste mês estarão voltadas a eles – serão encerradas com uma grande caminhada, no dia 29 de novembro, na avenida Getúlio Vargas, a partir das 9h. “A campanha do Novembro Azul também já está praticamente pronta. Neste mês vamos promover diversas atividades voltadas para a saúde dos homens”, disse Gilberte Lucas.

 

Secom