Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 18/08/2014

Feira do Livro deve atrair público de 50 mil pessoas

1582014163050Um público de mais de 50 mil pessoas é esperado na 7ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. A edição 2014 do evento foi lançada na noite desta quinta-feira no Casarão Fróes da Mota, com a presença de organizadores, representantes das instituições parceiras, imprensa e artistas. A Feira do Livro, que é realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana com o apoio de duas secretarias municipais, vai acontecer entre os dias 23 e 28 de setembro, na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum.

 
A noite de lançamento foi regada por muita música. Primeiro, os músicos Tito Pereira e Tonico Freitas apresentaram canções autorais e outras. Em seguida, o grupo “Melancolia: piano e poesia” mesclou erudição com magia e encantamento, num repertório que incluiu Chiquinha Gonzaga, Baden Powel, Gilberto Mendes e Arnaldo Rebelo, entre outros, com a poesia de Drummond, Roberval Pereyr, Antonio Brasileiro e Ruy Espinheira Filho.

 

 

O vice-reitor da UEFS, Genival Corrêa de Souza, destacou o crescimento do Festival Literário ao longo do anos, chegando à sétima edição com a expectativa de receber um público de 50 mil pessoas. “A parceria com as instituições que contribuíram ao longo dos anos para o sucesso da Feira do Livro tem sido fundamental. Vamos à nossa sétima edição com o espírito renovado e com muita disposição para as próximas”, conclamou Genival.

 

A coordenadora geral da Feira do Livro, Anna Cristina Gonçalves da Silva, ressaltou a fundação do Festival “que nasceu do desejo de alguns educadores de incentivar o gosto pela leitura e da importância de fomentar políticas públicas em defesa da cultura e da literatura”, defende. Anna Cristina chamou a atenção para a programação deste ano que terá como destaque a presença do escritor Luiz Ruffato, que este ano participou da abertura da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Ele estará em Feira no dia 24 de setembro, às 10:00 e às 14:00.

 

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, que prestigiou o lançamento, disse que o Festival representa a valorização cada mais significativa da leitura e da cultura em Feira de Santana. A secretária ressaltou o esforço que o município faz ao motivar a participação das escolas, professores e alunos da rede municipal, selecionados através de edital público que oferece vagas para toda a rede, com transporte gratuito e o vale-livro. “Estamos oferecendo pela segunda vez consecutiva o vale-livro, este ano para 500 professores e três mil alunos da rede municipal. Cada escola participante poderá levar ao evento 40 estudantes”.

 

A Feira do Livro conta com o apoio dos seguintes órgãos: Secretaria Estadual de Educação, as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer e Educação; a Fundação Cultural Egberto Costa; a Arquidiocese de Feira de Santana e o Serviço Social do Comércio, Sesc; diversas faculdades e escolas privadas do município, editoras de livro, órgãos de comunicação, entre outros.