Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 02/09/2014

Feira ganha o segundo CEO no George Americo

192014135233 O atendimento odontológico especializado oferecido pela rede municipal de saúde foi reforçado a partir desta segunda-feira, 1º de setembro, com a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas Célia Pamponet, no George Américo. Será o segundo CEO do país a trabalhar com estudantes universitários – será extensão do curso de odontologia oferecido pela UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana). Terá capacidade para realizar aproximadamente 600 procedimentos mensalmente.
A unidade, a segunda de Feira de Santana, terá dez consultórios, que atuarão no Programa Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde), mais que funciona na Policlínica George Américo – as unidades são integradas, mas com gestões próprias. O atendimento será iniciado já a partir desta semana. O local não atende demanda espontânea. Os pacientes deverão ser encaminhados pelas unidades de saúde que oferecem o serviço de odontologia, caso seja necessário tratamento especializado.

O prefeito José Ronaldo de Carvalho disse que a parceria com a universidade é profícua e pediu aos servidores da unidade que exercitem suas paciências com os pacientes. “Que os atendimentos sejam pautados no carinho e na compreensão”. Destacou que o CEO presta um serviço de grande relevância para a comunidade. “Além de termos pacientes especiais, as pessoas encaminhadas para aqui são carentes. Por isso temos que fazer um bom trabalho”.

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, disse que o governo continua investindo na prestação de serviço especializado para a comunidade. “São portas que se abrem para que as pessoas mantenham em dia a saúde bucal”. O diretor do Departamento de Saúde da UEFS, Pedro Prates, afirmou que a unidade vai prestar um serviço qualificado. Viltamiro Neto, que representou a família da homenageada, disse que todos estavam felizes com a lembrança e que Célia Pamponet sempre se pautou pela qualidade na prestação do serviço.

A parceria com a UEFS vai oferecer atendimento em outras áreas, como medicina, enfermagem, educação física, psicologia, biologia, entre outras. “Na rede SUS (Sistema Único de Saúde) os estudantes terão uma formação mais próxima da realidade social”, disse a coordenadora do Pró-Saúde, Aline Mota de Almeida. “Os estudantes de odontologia vivenciarão a parte clínica desde os primeiros semestres”. Eles também criarão vínculo social com a comunidade onde trabalham.

O CEO vai oferecer prótese dentária, endondontia, periodontia, cirurgia e atendimento a pessoas com Síndrome de Down. Estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Manoel Cordeiro, e o vereador Robeci Lima.