Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 08/05/2015

Feira sedia reunião de povos indígenas

752015141957 Representantes de diversas etnias indígenas estão em Feira de Santana onde participam, entre esta quinta-feira, 7, e sábado, 9, da 19ª Reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. É no município que está localizado o Polo Base Referência em Saúde Indígena, no bairro Kalilândia, que atende a mais nove polos distribuídos por outros municípios baianos.

 
A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e a chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, estiveram no local, na manhã dessa quinta-feira, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

 

Durante a reunião do Condisi será eleito o novo presidente do conselho e ocorrerá a posse dos conselheiros locais. Eles representam os kaimbé, tuxá, kiriki, pataxó, tupinambá, entre outras etnias. Todos eles são lideranças – caciques e conselheiros.

 

A representante do Polo Base de Feira de Santana, Maria do Socorro Pereira de Souza, destaca que embora não tenha aldeia no município – constam apenas cerca 70 índios ou descendentes que estudam na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) – a Prefeitura Municipal tem acolhido essa população.

 

“Feira está sempre de portas abertas para acolher um índio. Muitas gestantes procuram o Hospital da Mulher para ter seus filhos e são bem acolhidas”, reconhece. Também esteve presente na reunião do Condisi, o coordenador distrital de Saúde Indígena, Gerry Matalawê.