Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/02/2015

Feira tem uma das mais bonitas alamedas de palmeiras imperiais do país

PALMEIRA REAL PRESIDENTE DULTRA Foto Arivaldo Publio (7)As mais de 350 palmeiras imperiais plantadas ao longo dos 3,5 quilômetros da avenida Presidente Dutra – desde o seu início, na praça Jackson do Amauri até o seu final, na rotatória da avenida Eduardo Fróes da Motta, formam uma das maiores alamedas desta espécie no país.

 
Formosas e com suas copas vistas de longe, as palmeiras das espécies caroata, veitia, gerivá (que pode atingir entre seis e 15 metros de altura) e sabal (pequena e em forma de leque), foram plantadas há cerca de dez anos pela Prefeitura de Feira de Santana. O conjunto de árvores dá uma beleza especial à entrada sul da cidade.

 

No local existe pista usada por ciclistas e praticantes de caminhadas e cooper matinais ou de final da tarde. “A integração das pessoas com o meio ambiente é intensa, quando se passa pela alameda”, destaca o diretor do Departamento Municipal de Áreas Verdes, Deodato Peixinho.

 

O diretor explica que diariamente as palmeiras plantadas na Presidente Dutra, uma das principais entradas e saídas da cidade, recebem uma carga alta de poluentes que saem das descargas dos milhares de veículos que passam pela avenida. Por isso, os cuidados são constantes.

 

Elas se destacam pela altura e robustez e são símbolos do poder político e social desde o início do século XIX, quando a primeira muda chegou ao Brasil. “A nossa alameda é um bom exemplo de paisagismo estético”, avalia, com orgulho, Deodato Peixinho.