Filhos adolescentes que não querem mais ir à igreja? Pastor sugere cinco dicas para superar essa fase

A preocupação recorrente de pais que enfrentam essas situações foi tema de um artigo de aconselhamento do pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, e escritor. A partir da experiência adquirida à frente do ministério pastoral, ele listou sugestões para pais que precisam contornar e superar dificuldades com filhos adolescentes.

 

A adolescência é, muitas vezes, sintetizada com a palavra “rebeldia”, e muitos pais atravessam dificuldades diversas com os filhos nessa faixa etária pela falta de orientação sobre como abordar e reagir em determinandas circunstâncias, principalmente quando manifestam interesse em deixar de ir à Igreja.

 

A preocupação recorrente de pais que enfrentam essas situações foi tema de um artigo de aconselhamento do pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança, e escritor. A partir da experiência adquirida à frente do ministério pastoral, ele listou sugestões para pais que precisam contornar e superar dificuldades com filhos adolescentes.A oração, porém, precisa ser acompanhada de atitudes e gestos que transmitam uma mensagem aos filhos de controle e sabedoria: “Procure evitar discussões. Na verdade, como pais vocês precisam saber o momento certo para divergir e discutir. Nem sempre é sábio brigar por tudo e em todo tempo”, pontuou Vargens.

 

O pastor salientou ainda que é primordial conhecer o modo de pensar dos filhos: “Tente conversar com eles. Procure o diálogo, descobrindo quais são os reais motivos que fazem com que seus filhos não queiram ir ao culto”.

 

A experiência de cultuar a Deus em família, com reflexões sobre a mensagem bíblica, é importante: “Organize e priorize um culto doméstico e exija a participação deles. Em cada oportunidade exponha a Bíblia, explicando as Escrituras para seu cônjuge e filhos despertando assim interesse na Palavra de Deus.

 

Ao final, o pastor Renato Vargens destacou que é importante investir no relacionamento: “Dedique mais tempo a eles. Talvez o fato deles não desejarem ir mais a igreja se deva ao fato de que desejam chamar a sua atenção. Isto posto, invista tempo no relacionamento com eles”, concluiu.

“Muitos são os pais que por motivos diversos tem lidado com o ‘esfriamento’ espiritual dos filhos. Na verdade, volta eu meia eu ouço o desabafo de pais e mães, que em virtude da falta de desejo dos filhos de irem a igreja, se deixam vencer pelo desânimo”, introduziu o pastor.

 

Vargens diz que, “pensando em ajudar àqueles que passam por essa triste experiência, resolvi elencar cinco dicas para os pais cujos filhos adolescentes não querem ir mais a igreja”. Confira:

 

A primeira dica é, sem dúvidas, a principal: “Ore. Lembre-se que sem oração, nossos esforços são em vão. Portanto, rogue ao Senhor que intervenha no coração dos seus filhos, colocando em seu interior desejo de conhecer o Senhor”, ensinou.

 

GOSPEL+

OUTRAS NOTÍCIAS