Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/06/2014

Ford dá férias coletivas e para produção de carros em Camaçari

862014112250Um dia depois de anunciar férias coletivas para 80% dos funcionários da fábrica em Taubaté (SP), a Ford confirmou, na sexta-feira (9), que a unidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, também irá parar. “A Ford informa a programação de férias coletivas na unidade de Camaçari, Bahia, no período de 11 a 23 de junho, com retorno às atividades após o feriado de São João, no dia 30 de junho. O objetivo é ajustar o nível de produção à demanda do mercado, além de realizar paradas técnicas para ajustes na linha”, informou a empresa em nota.

 

O secretário estadual da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correia, disse que a medida é “uma prática de um momento que não está bem”. “É um número de dias pequeno, porque tem feriado de Corpus Christi, jogos da Seleção, São João, então é um consenso, já que a Ford da Bahia é uma das rentáveis do país. É uma decisão acertada.

 

O governo também tomou uma decisão semelhante, só que com ponto facultativo, que funciona como um esforço para que o setor público não pare”, explica Correia. Embora tenha apresentado pequena reação em maio, com alta de 1,9% em relação a abril, a produção de veículos caiu 13,3% no acumulado do ano, somando 1,351 milhão de unidades.

 

Com essa desaceleração e estoques ainda altos, as fabricantes demitiram, só em 2014, 4,7 mil trabalhadores, dos quais 1,9 mil no mês passado. Nas últimas semanas, todas as grandes montadoras anunciaram medidas de corte de produção, como férias coletivas, suspensão temporária de contratos de trabalho e programas de demissão voluntária.

 

O fraco desempenho da produção é resultado da queda de 5,5% nas vendas neste ano em comparação a 2013 e de 31,6% nas exportações

 

.As informações são do Correio.