Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 20/01/2017

Funcionamento 24h da Delegacia da Mulher fortalece serviço do CRMQ, avalia coordenadora

download (1)Em Feira de Santana, a Rede de Proteção à Mulher alcançou uma importante conquista esta semana: a Delegacia de Atendimento a Mulher (DEAM) passa a funcionar 24h, em regime de plantão, inclusive aos finais de semana. Para Maria Luiza Coelho, coordenadora do Centro de Referência à Mulher Maria Quitéria (CRMQ), órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, isso fortalece o serviço prestado pelo município.

 

“Feira é uma das poucas cidades do estado que possui uma rede completa para atender a mulher em situação de violência”, afirma. Ela sinaliza que, além do CRMQ, outros órgãos tem atuado nesse sentido, a exemplo da Casa Abrigo, Vara da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Militar e a DEAM.

 

De acordo com ela, a ocorrência de mulheres violentadas é em maior número aos finais de semana. “É quando ela passa mais tempo com o companheiro, que geralmente tem a interferência do álcool para cometer o ato de violência”, explica.

 

“As mulheres quando eram violentadas aos finais de semana procuravam as delegacias comuns para prestar a queixa. Elas se sentiam desprotegidas nesse período. Agora, podem ir diretamente à Deam, que faz o encaminhamento para o Centro de Referência à Mulher”, acrescenta.

 

APOIO PSICOLÓGICO e JURÍDICO

 

No CRMQ as mulheres recebem apoio psicológico e jurídico. O trabalho multidisciplinar é desenvolvido por uma equipe composta de psicólogo, assistente social, advogado e pedagogo. Nele as mulheres têm acesso, inclusive, a oficinas profissionalizantes. Os atendimentos são por demanda espontânea ou através de encaminhamentos.

 

“O nosso trabalho não é de delegacia, mas de apoiar as mulheres que estão em situação de violência, independente se vão denunciar ou não o agressor, fortalecendo sua autoestima para que possam identificar o momento certo para tomar a sua decisão”, afirma Maria Luiza. O Centro de Referência à Mulher Maria Quitéria fica situado na rua Paris, 97, bairro Santa Mônica. O telefone é: 3616-3433.

 

Secom