Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 23/09/2017

Governo Municipal inaugura Universidade Aberta do Meio Ambiente

Sob as bênçãos do arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro foi inaugurada oficialmente no Parque Frei José Monteiro, na tarde desta quinta-feira, 21, a sede da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cidadania Sustentável (UNAMACS), em solenidade presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho.

 

O ato abrangeu, ainda, uma série de iniciativas do Governo Municipal, em torno de ações relacionadas à preservação do Meio Ambiente.

 

Através de convênio celebrado entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Feira de Santana, as lagoas do Chico Maia, Pindoba Taboa e Salgada vão receber o levantamento planialtimétrico.

 

O convênio, assinado pelo prefeito José Ronaldo e o reitor da UEFS, Evandro do Nascimento, vai possibilitar a descrição documental do terreno com exatidão. Nele serão anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível. De posse destas informações, a área técnica poderá projetar com mais qualidade e economia, aproveitando as características do terreno.

 

Através de um decreto do Poder Executivo, foi criado o Parque Linear no bairro Papagaio, “oficializando mais uma área verde de forma institucional, para evitar a sua degradação pela ocupação irregular”, conforme sublinhou o prefeito José Ronaldo.

 

Juntamente com representantes das empresas Assaí e Atacadão, o chefe do Executivo assinou o Termo de Compromisso Por Compensação Ambiental, e entregou quatro decibelímetros ao capitão Matheus, com vistas a auxiliar a Polícia Militar no combate à poluição sonora, no município.

 

Neste sentido, o prefeito assinou um ato de Chamamento Público com base na Lei Municipal nº 3736/2017, com vistas a convocar os proprietários de equipamentos sonoros apreendidos na operação Feira Quer Silêncio.

 

Os donos dos equipamentos terão que se apresentar à Polícia Judiciária no prazo de 30 dias para que possam reavê-los. Aqueles que não o fizerem poderão ter seus equipamentos doados á entidades sem fins lucrativos e com reconhecimento de utilidade público, ou destruído.

 

O secretário Sérgio Carneiro, de Meio Ambiente, cuja pasta coordenou todas as ações inerentes às medidas aprovadas pelo prefeito José Ronaldo, considerou como um grande momento do evento o lançamento do Programa de Preservação e Proteção de sete lagoas.

 

Estão inclusas na Área de Preservação Permanente (APP) que será gerido com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente as lagoas do Subaé; complexo de três lagoas no bairro Conceição (lagos de Minas, do Meio e do Mirante), e uma lagoa na localidade de Terra Dura, no distrito de Humildes.

 

Com vistas a preservar os mananciais e o entorno das lagos Berreca e Mirante, José Ronaldo assinou outro termo de compromisso com representantes das empresas L. Marquezzo e UNEF.

 

Plantio de árvores

 

Simbolizando o início da Primavera, 50 árvores frutíferas foram plantadas por crianças da rede municipal de ensino, no Parque Frei José Monteiro.

 

A medida vai ao encontro da Lei Municipal nº 3719/2017, de iniciativa do vereador Marcos Lima, e, através do Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos, serão plantadas mil árvores, sendo que 500 delas serão frutíferas.

 

Participaram do ato o vice-prefeito Colbert Martins, o deputado estadual Carlos Geilson, suplente de deputado Zé Chico, vereadores João Bililiu, Marcos Lima, Luiz da Feira, Cadimiel Pereira, Neinha, Ron, e Luiz Augusto de Jesus.