Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 08/07/2014

Guardas e PMs treinados para operar videomonitoramento

772014173951Guardas municipais e policiais militares participaram, nesta segunda-feira, 7, de treinamento para que operem eficientemente o sistema de videomonitoramento que está sendo instalado pela Prefeitura de Feira de Santana. O curso, com duração de quatro horas, está acontecendo na Secretaria de Prevenção à Violência.

 
Tem como facilitador Roberto Santiago, gerente de treinamento da Digifort, empresa que desenvolveu o programa de computador que vai ser instalado no sistema feirense. Além da parte teórica, os guardas e policiais fazem a parte prática diretamente nos equipamentos. As turmas são treinadas nos dois turnos.

 

O secretário Mauro Moraes diz que as variáveis que os novos equipamentos contribuam com a segurança pública são muitas e que os prepostos treinados garantirão que estas possibilidades sejam confirmadas. “E não apenas no combate direto à criminalidade, mas com participação direta com o que acontece no trânsito, por exemplo”.

 

O sistema vai funcionar 24 horas. Para tanto, os servidores devem estar treinados para explorar todos os recursos que o moderno equipamento oferece. “Estas câmeras vão ampliar a visão das forças de segurança sobre a cidade, porque os nossos olhos irão longe”. O sistema de zoom das câmeras chega facilmente a 1,5 quilômetro.

 

Roberto Santiago disse que operar o sistema vai ser fácil. “Eles aprenderão como trabalhar com as imagens, bem como lidar com os equipamentos, que tem as informações em português, detalhe que considero uma vantagem”. Eles terão ferramenta para acompanhar uma pessoa pelas ruas e para análise inteligentes de imagens – reconhecimentos.