Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/09/2014

HGCA inicia a Semana de Doação de Órgãos em Feira de Santana

P4280681O Hospital Geral Clérsiton Andrade (HGCA) realiza, até a próxima sexta (12), a Semana de Doação de Órgãos. As atividades tem o objetivo de conscientizar a população sobre o ato de doar órgãos.

 

Na programação, a Semana terá panfletagem e cadastramento para doadores de medula óssea. Para isso, um stand estará montado das 8 às 16h30 no HGCA. Na sexta-feira (12), às 9h, um culto ecumênico será celebrado no auditório do hospital reunindo profissionais de saúde, familiares de doadores e pessoas transplantadas.

 

Segundo a enfermeira do Grupo de Apoio à Doação de Órgãos, Fernanda Claudia Santos, o número de órgãos doados em Feira de Santana vem crescendo recentemente. Este ano, já são 12 doações, superando a quantidade de todo o ano passado, quando aconteceram 8 doações. Em 2012 foram quatro.

 

Apesar dos números positivos em Feira de Santana, a fila de espera por uma doação na Bahia tem cerca de 2 mil pessoas. A maioria precisa de novos rins (999). Depois vem os casos dos que precisam de transplante de córneas: 937 pacientes.