Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 31/01/2018

Hoje é Dia D para vacinação contra febre amarela para quem vai viajar

A vacina contra febre amarela, segundo especialistas, começa a proteger o organismo depois de dez dias de tomada. Para quem vai viajar para passar o Carnaval em regiões de risco para a doença, o “Dia D” para a imunização é nesta quinta-feira, 31, dez dias antes do sábado de carnaval.

 

Feira de Santana, bem como os principais e tradicionais destinos dos feirenses neste período, como Salvador e Maragogipe – para quem busca folia, ou Cabuçu, que fica em Saubara, e cidades localizadas na Ilha de Itaparica, procurados para descanso e folia, são áreas com recomendação da vacina contra febre amarela.

 

Atenção maior para quem vai para Camaçari, Candeal, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz, municípios recentemente incluídos na vacinação emergencial com doses fracionadas pelo Ministério da Saúde. Lá, ocorreram mortes de macacos devido a febre amarela.

 

A vacina, que é a mais eficiente iniciativa de proteção contra a doença, está sendo oferecida em todas as unidades da rede de saúde de Feira de Santana.

 

Podem tomar a vacina pessoas de nove meses (ou 6 meses se houver indicação) a 59 anos que moram, frequentam ou vão viajar para áreas de risco e que ainda não foram vacinadas ou não têm comprovante de vacinação.

 

Não podem tomar a vacina crianças com menos de seis meses (e mulheres amamentando bebês dessa idade), pacientes imunodeprimidos por alguma doença ou tratamento, como quimioterapia, pessoas com alergia grave a ovo. Grávidas e pessoas com 60 anos ou mais devem consultar um médico.

 

 

Secom