Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/01/2015

Homens que postam muitas ‘selfies’ podem ter sinais de psicopatia

10527656_626829354097793_3750206536566930010_n - Cópia Homens que publicam muitos autorretratos nas redes sociais podem apresentar sinais de narcisismo e psicopatia, de acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.

 

O público feminino não foi analisado, mas de acordo com Jesse Foz, principal autora do artigo e professora de comunicação da universidade, um novo trabalho será feito com este público, que provavelmente é mais atingido pelos impactos negativos da auto-objetificação.

 

A pesquisa distingue o narcisismo da psicopatia e diz que a pessoa narcisista é aquela que acredita ser melhor e mais atraente do que os outros; essas pessoas, no entanto, tendem a ter uma “insegurança escondida”. Já a psicopatia se caracteriza como a falta de empatia e consideração pelos outros.

 

Oitocentos homens com idades entre 18 e 40 anos foram submetidos a um questionário sobre “selfies”, que envolviam perguntas sobre uso de editor de imagens e frequência de postagem em redes sociais. As perguntas também envolviam temas como comportamentos sociais e auto-objetificação.

 

Quem tem costume de editar fotos antes da publicação não revelou sinais de psicopatia, justamente por serem menos espontâneos; eles tendem mais à auto-objetificação, que foi outro dos itens analisados na pesquisa. Ainda de acordo com o levantamento, os dados analisados estão dentro da normalidade, apesar de ultrapassarem os níveis médios para as maiorias das pessoas.