Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/06/2016

Hospital da Mulher faz diariamente de 10 a 15 testes do pezinho

862016112102

Todos os dias, entre 10 e 15 bebês fazem o teste do pezinho no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. As gotinhas tiradas do calcanhar da criancinha são fundamentais no diagnóstico de doenças genéticas, mas se devidamente tratadas evitam sequelas futuras. Na última segunda-feira, 6, foi comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho.

 
Gilbert Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, entidade mantenedora do Hospital da Mulher, afirmou que o teste do pezinho é um direito de todas as crianças e a sua realização é a única maneira de que algumas doenças assintomáticas sejam descobertas.

 
“São doenças congênitas que devem ser tratadas desde os primeiros dias de vida do bebê”, afirmou a diretora. “São procedimentos que garantirão uma melhor qualidade de vida no futuro para estas crianças e que garantem tranquilidade aos seus pais”.

 
O exame deve ser feito a partir do terceiro dia de vida – quando a criança já começou a se alimentar com o leite materno – até o 30º dia. O exame pode detectar fenilcetonúria, doença falciforme, hipotireoidismo congênito, entre outras doenças.

 
No Hospital da Mulher, as pacientes que recebem alta no dia seguinte ao parto são orientadas a retornar à unidade para fazer o exame, bem como ficam sabendo da sua importância para a vida do bebê.

 
Secom