Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 08/12/2014

Hospital da Mulher volta a emitir certidão de nascimento

Inauguração de reforma no Hospital da Mulher - foto Silvio Tito (1)O Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, reativou desde a última segunda-feira (1), o serviço de emissão de certidão de nascimento a bebês nascidos naquela unidade. A iniciativa é resultado de convênio entre a Fundação Hospitalar de Feira de Santana e cartórios.

 

A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informou que dois postos de registro civil foram instalados, sendo um no ambulatório do Hospital da Mulher e outro no Hospital Municipal da Criança. A Certidão de Nascimento, além de ser um documento de identificação, é a primeira garantia de cidadania e direito a todos os brasileiros.

 

Podem solicitar o documento o pai do recém-nascido ou a mãe acompanhada do pai. Devem apresentar um documento de identificação com foto, a exemplo do RG, Carteira de Trabalho ou a Carteira Nacional de Habilitação. A certidão é entregue no mesmo ato.

 

Na manhã de quinta-feira (4), o motoboy Sandro Marcel de Souza aproveitou para registrar o filho Artur Felipe, nascido na unidade hospitalar no último dia 2. “É mais simples e rápido. Não é necessário se deslocar até o cartório para solicitar o documento”, observou.

 

Com a certidão de nascimento, a criança tem direito de ser atendia em todos os serviços públicos como, hospitais, postos de saúde e ser matriculadas em uma unidade escolar. Para que esses direitos possam ser exigidos desde os primeiros dias de vida, todas devem ser registradas logo após seu nascimento.