Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 02/04/2018

Ibametro convoca taxistas de Feira de Santana para verificação de taxímetros

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), inicia nesta segunda-feira (2), a verificação anual de taxímetros da frota de veículos-táxi do município Feira de Santana. O serviço, coordenado pela Agência Regional do Ibametro em Feira, vai até o dia 05 de maio.

 

A verificação metrológica tem caráter obrigatório, conforme a Portaria do Inmetro nº 201/2002. O motorista que não comparecer deverá justificar a ausência junto ao Ibametro.

 

“A verificação dos taxímetros traz benefícios para todos os envolvidos neste tipo de relação comercial porque verifica se o equipamento está funcionando corretamente, sendo uma garantia da cobrança justa pelo serviço tanto para o consumidor quanto para o taxista”, explica o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

 

O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Com o serviço de verificação, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo.

 

Os taxistas devem programar a data para a realização do serviço, via portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov.br, ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados. O próprio site dá acesso ao boleto, que deve ser impresso para pagamento. Só depois dessa etapa, o condutor se dirige à unidade do Ibametro, no seguinte endereço: Av. Sudene s/n – Feira de Santana.

 

Na ocasião, o taxista deverá apresentar como documentação:

 

– O certificado de verificação do ano anterior (2016)

– Licenciamento do veículo atualizado

– Vistoria aprovada da prefeitura

– O selo do gás natural veicular, no caso da utilização desse tipo de combustível.

 

Entre os pontos inspecionados na verificação de taxímetros estão: A checagem da integridade do selo lacre amarelo que impede o acesso a regulagem do aparelho e também a existência do selo marca de verificação subsequente do Inmetro, que indica a validade da última aferição do Ibametro.

 

Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em taxímetros, deve denunciar para a Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-0711888, informando o número do alvará de veículo.

 

Ascom