Notícias do Mundo Gospel

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 02/04/2016

Igreja devolverá dízimo se fiel não for abençoado

32dc00fb-637b-4449-a396-deb5b21e1ad1Noventa dias! Esse é o prazo que o pastor Perry Noble, da igreja NewSpring, na Carolina do Sul, estipulou para que os fiéis ou recebam sua bênção ou concluam que “Deus é um mentiroso”.

 
Em seu desafio de fé, ele se compromete a devolver os dízimos para todos que pedirem. Sem fazer perguntas, depois de três meses dizimando, qualquer um pode requerer da igreja a devolução do valor integral.

 
Chamada de “Desafio dos 90 dias dizimando”, a campanha do pastor Noble criou uma página na internet para esclarecer as dúvidas. Ela apresenta várias passagens bíblicas, além de testemunhos em vídeo de quem começou a ver diferenças em suas vidas após começarem a dizimar. Há inclusive uma calculadora on-line para ajudar as pessoas a verem como funciona o dízimo.

 
O Christian Post procurou a secretaria da igreja para perguntar se eles já tiveram de devolver dinheiro alguma vez pois esse não é o primeiro ano que o desafio é feito.
A NewSpring reúne cerca de 30.000 pessoas em diferentes lugares. O sistema deles inclui as chamadas igrejas-satélite, onde o culto da igreja principal é transmitido pela internet em um telão colocado no local.

 
Segundo o site da NewSpring, 1.689 pessoas participaram do primeiro “desafio dos 90 dias”, em 2014. As entradas totalizaram US$ 59,3 milhões, em dízimos e ofertas. Comparativamente, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.

 
Falando sobre o desafio deste ano, o pastor Noble afirma: “Acreditamos que você não pode dar a Deus mais do que Ele nos dá. A maneira mais clara de colocamos Deus em primeiro lugar também na área financeira é o dízimo – 10% da nossa renda bruta. Acreditamos que a Bíblia é verdade. Se colocarmos Deus em primeiro lugar com o dízimo, Ele nos abençoará”.

 
Controverso, Noble já está recebendo críticas de outros pastores por tentar vender a imagem de Deus que funciona como um “banco” ou um “caça-níqueis”. Por outro lado, outras igrejas menores e não relacionadas com seu ministério estão lançando desafios semelhantes, conforme o Christian Post.

 
Menos de um terço dos fiéis são dizimistas.

 
Segundo uma pesquisa anual realizada nos EUA, existem apenas cerca de 10 milhões de dizimistas regulares nas igrejas americanas. Segundo dados oficiais, 40% dos 300 milhões de habitantes do país afirmam frequentar uma igreja. Ou seja, apenas um terço dos fiéis são dizimistas.

 
A imensa maioria faz doações esporádicas e participa de “campanhas” específicas, incluindo as que vão para os televangelistas. Embora o Antigo Testamento descreve uma série de doações obrigatórias e voluntárias, que podem chegar a 23% da renda total, os líderes evangélicos em geral ensinam que os 10% do dízimo é o mínimo que Deus pede.

 

GOSPEL PRIME