Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 24/09/2014

Igreja Universal oferece “disque-descarrego” para expulsar demônios de fiéis à distância

disque-descarregoApesar da tradicional ênfase dada à teologia da prosperidade e ao atual momento de sincretismo com o judaísmo por conta do Templo de Salomão, a Igreja Universal do Reino de Deus não abandonou uma de suas principais características: a sessão descarrego.

 

Os supostos exorcismos em massa praticados em suas reuniões agora receberam um reforço que permite maior comodidade ao endemoninhado: uma espécie de “disque-descarrego”, chamado S.O.S. Espiritual.

 

“Espírito maligno, sai da corrente sanguínea dele. Sai das artérias. Você, demônio, que está fazendo o coração dele acelerar … Em nome de Jesus, saiiiii!”. A frase imperativa foi dita pelo pastor Vitor, um dos atendentes da Igreja Universal do Reino de Deus ao repórter do jornal O Dia, que ligou para o “disque-descarrego” da denominação alegando estar possuído.

 

“Serviços” espirituais à distância não são exclusividade de igrejas neopentecostais como a Universal. Numa pesquisa rápida na internet é possível encontrar outras instituições oferecendo a mesma “comodidade”, como o Macumba Online, por exemplo.

 

O psicólogo e pastor vice-presidente da Igreja Batista do Recreio dos Bandeirantes, José Paulo Moura Antunes, pós-graduado em teologia, foi ouvido pelo jornal e afirmou que as ferramentas vêm sendo usadas de forma equivocada.

 

“A gente pode usar o telefone e a internet para dar uma palavra de conforto, para fazer oração, para aconselhar… mas fazer exorcismo desta maneira é muito perigoso. E também nem sempre as questões são espirituais. Tem gente com problemas psicológicos, por exemplo. Não dá para saber a reação da pessoa”, comentou Antunes.

 

No entanto, a Igreja Universal do Reino de Deus afirma que o “disque-descarrego” é um trabalho no qual é aplicado grandes esforços para que ele esteja ao alcance de quem procurá-lo 24 horas por dia, com pastores se revezando na central telefônica, que fica na Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho, no Rio de Janeiro: “Nosso trabalho consiste em ajudar aos sofridos e levá-los a se libertar de toda sorte de problemas e escravidão espiritual”, defende a denominação.