Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 28/04/2016

Indústria, comércio e a população podem opinar sobre o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

prefeitura_de_sao_miguel_inicia_implantacao_do_plano_municipal_de_residuos_solidos

Com o objetivo de elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Feira de Santana e a Envix Engenharia e Consultoria elaboraram questionários que deverão ser respondidos on line por moradores da cidade, indústrias e comércio.

 

 

Cada um dos questionários tem perguntas diretas e específicas e neles quem responder é orientado a deixar a sua sugestão. “É um importante canal para que o governo saiba quais as opiniões destes importantes segmentos”, afirmou o presidente da ARFS (Agência Reguladora de Feira de Santana), Manoel Cordeiro.

 

 
Os planos de resíduos sólidos foram instituídos como instrumentos de planejamento para a estruturação do setor público. Esse planos trazem como inovação, que o escopo de planejamento não deve tratar apenas dos resíduos sólidos urbanos (domiciliares e limpeza urbana), e sim de uma ampla variedade de resíduos sólidos: domiciliares, de limpeza urbana, de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços, dos serviços públicos de saneamento, industriais, de serviços de saúde, da construção civil, de serviços de transportes e de mineração.

 

 
Os planos de resíduos sólidos devem abranger o ciclo que se inicia desde a geração do resíduo, com a identificação do ente gerador, até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, passando pela responsabilização do setor público, titular ou concessionário, do consumidor, do cidadão e do setor privado na adoção de soluções que minimizem ou ponham fim aos efeitos negativos para a saúde pública e para o meio ambiente em cada fase do “ciclo de vida” dos produtos.
Nos dias 10 e 11 de maio serão realizadas audiências públicas, que é um importante instrumento de participação popular, onde assuntos de interesse público, que podem gerar impacto na cidade, são debatidos e dúvidas são esclarecidas.

 
Secom