Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 14/07/2014

Inema aponta 22 praias impróprias para banho

10480649_711135542292939_1781867606330874320_n Um balanço divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), em Salvador, destaca que, das 34 praias avaliadas na capital baiana e da região metropolitana, 22 estão impróprias para banho neste sábado (12).

 

Segundo o instituto, os banhistas devem evitar as praias de Periperi (atrás da estação Férrea), Penha (em frente à Igreja N. S. da Penha), Bogari (em frente ao Colégio João Florêncio Gomes), Pedra Furada (atrás do Hospital Sagrada Família), Boa Viagem (ao lado do Forte), Roma (atrás do Hospital São Jorge), Canta Galo (atrás da antiga fabrica da Brahma, atual FIB), Santa Maria (em frente ao Hospital Espanhol), Ondina (em frente à Rua Ademar de Barros e em frente ao Ed. Maria José, próxima ao Morro da Sereia), Rio Vermelho (em frente à Igreja N. S. Santana), Amaralina (em frente à Escola Cupertino de Lacerda e em frente ao Edifício Atlântico), Pituba (em frente à Rua Paraíba, próximo ao Ki-Mukeka, e atrás do antigo Clube Português), Armação (em frente ao Clube Inter. Pass), Boca do Rio (em frente ao Posto Salva Vidas), Corsário (em frente ao Posto Salva Vidas e em frente ao Posto Salva Vidas de Patamares), Ipitanga (em frente à rotatória do Kartódromo), Vilas do Atlântico (trecho situado entre a Praia de Paquetá e Leblon) e Buraquinho (em frente à barraca de Praia Chalé).

 

O Inema ressalta que as demais praias da capital e região metropolitana estão em condições adequadas ao banho. O órgão explica ainda que os banhistas devem evitar o banho de mar em dias chuvosos ou em momentos de maré agitada, por conta da segurança e pelo maior risco de contaminação das águas, que vêm da cidade, descartada pelos córregos. O índice que mede a qualidade das águas, chamado de índice de balneabilidade, é realizado em 30 praias da capital e mais quatro em Lauro de Freitas, em amostragem realizada no período de cinco semanas.

 

A praia é considerada própria para o banho quando pelo menos 80% das amostras têm menos de mil coliformes fecais por 100 ml de água.

 

As informações são do G1 Bahia.