Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 06/09/2017

Inverdades na internet- Fátima Bernardes não anunciou beijo gay entre crianças na Globo

Informações do site da Revista Veja

 

Pegando carona na repercussão da revelação de que Ivana (Carol Duarte) é transgênero na novela das 9 da Globo A Força do Querer, sites estão fazendo circular a notícia falsa de que a emissora carioca pretende exibir um beijo entre crianças do mesmo sexo – o primeiro – em um folhetim da casa.

 

A falsa notícia circula desde o fim de agosto em sites como Sociedade Oculta e News Atual. Publicadas no Facebook, as chamadas chegaram a um grande público: o link do primeiro site alcançou 11,8 milhões de pessoas; já o link do segundo chegou a 5,8 milhões de pessoas. As duas publicações atribuem a Fátima Bernardes o anúncio do beijo gay – ela teria falado sobre o assunto no Encontro, em um programa que tratava de crianças transgênero.

 

Os sites afirmam que a atração recebeu o psiquiatra Alex Sedha para falar do assunto, além da mãe de uma menina de 10 anos que havia nascido menino, mas nunca se identificou com o gênero de nascimento, e de Renata, uma mulher trans que havia nascido menino e que fez a transição com o apoio da família. Citam, ainda, a participação do ator Ricardo Tozzi.

 

“Já vimos que o país aceitou e reagiu de forma positiva as (sic) varias (sic) cenas e roteiros Gay adulto, na emissora. A nova meta é atingir o publico (sic) adolescente e infantil, … Eles também precisam ter sua identidade sexual representada ,e aceita na TV, Assim serão mais aceitos na sociedade.. A próxima novela já esta (sic) escalando atores pensando nisto, afirmou Fátima em sua fala…”, diz o texto do Sociedade Oculta, atropelando as regras ortográficas da língua portuguesa e a realidade.

 

De fato, o Encontro trabalhou o tema das crianças trans, mas em um programa de 17 de fevereiro de 2017, não de agosto. As participações de Sedha, da mãe da criança trans, de Renata e de Tozzi aconteceram. Porém, em nenhum momento Fátima afirmou que a Globo trataria do assunto em uma novela e muito menos que exibiria um beijo gay entre crianças. Procurada por VEJA, a emissora confirma que a notícia sobre o beijo gay é falsa. “É boato”, diz a assessoria de imprensa do canal.