Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 27/07/2015

Laboratório do Hospital da Mulher faz cerca de 2 mil exames de graça por mês

2572015093506Com uma média de 80 atendimentos por dia, o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realiza cerca de 100 tipos de exames, entre hormônios, de bioquímica e hemograma. Possui equipamentos considerados de última geração e profissionais especializados para atender à demanda. São quase 2 mil exames realizados todos os meses.

 

São exames importantes que avaliam a saúde e diagnosticam possíveis alterações no organismo e até mesmo doenças, como problemas na tireóide, diabetes e hepatite. Há outros que detectam se há problemas de infertilidade, como também oferece o teste de gravidez (quantitativo e qualitativo) para as mulheres, e o PSA Total, que é importante para o diagnóstico do câncer de próstata.

 

Segundo a coordenadora do laboratório, Ivanete Cunha, a demanda para a realização dos exames é espontânea. É necessário marcar previamente – existe a cada mês uma data específica – apresentar o cartão do SUS, a guia de solicitação e o documento de identidade. Pacientes internados no Hospital da Mulher também têm acesso a esse serviço.

 

“Ainda realizamos exames dos pacientes assistidos pelos programas de hepatites virais, hanseníase, como do Cadh (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) e do Centro Municipal de Referência à Pessoa com Doença Falciforme. Ainda, é feito o Teste do Pezinho nos recém-nascidos todos os dias da semana”, cita.

 

Ivanete Cunha destaca que o exame de eletroforese da hemoglobina – este é específico para diagnóstico da anemia falciforme. Doença ocasionada pela alteração genética na hemoglobina – é de alto custo e poucos municípios oferecem gratuitamente. “Utilizamos o método mais indicado, que é o da capilaridade por ser mais sensível”, diz.

 

As informações são da Secom.