Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 16/12/2014

Luciano Huck vai usar o aniversário de Jesus para celebrar iemanjá em seu programa na Globo

luciano-huck-iemanjaO apresentador Luciano Huck, judeu, vai homenagear iemanjá na edição especial de Natal de seu programa na TV Globo.

 

O dia 25 de dezembro é marcado pela comemoração do nascimento de Jesus, embora a data exata não seja conhecida, e é um feriado nacional em reconhecimento ao valor simbólico que a festa tem para os cristãos.

 

A edição de Natal do Caldeirão do Huck vai ao ar no dia 27 de dezembro, dois dias após a data comemorativa.

 

De acordo com informações do site Noticias da TV, Luciano Huck gravou as cenas em que leva uma estátua de iemanjá à praia da Reserva, na zona oeste do Rio de Janeiro, na última quinta-feira, dia 11 de dezembro.

 

Na cultura das religiões afro-brasileiras, iemanjá é considerada a “rainha do Mar”, e o ritual de oferenda à entidade pode ser feito para pedir ou agradecer por objetivos.

 

Apesar de iemanjá ser reverenciada por alguns fiéis católicos devido ao sincretismo religioso existente na cultura brasileira, a data escolhida pelo apresentador e sua produção poderá ser considerada inadequada por parte dos telespectadores, que ainda estarão em clima de celebração do nascimento do Salvador.

 

Mais polêmicas
No último sábado, Luciano Huck comandou o Caldeirão ao vivo, e recebeu nos estúdios do Projac a atleta olímpica Laís Souza, ex-ginasta que ficou tetraplégica após se acidentar em uma pista de esqui.

 

Durante a conversa com Laís, Luciano pediu que ela mostrasse as novas tatuagens que ela havia feito durante a fase de tratamento que passou nos Estados Unidos nos últimos meses.

 

O apresentador perguntou: “Doeu para fazer?”. Surpresa pela pergunta – afinal ela perdeu a sensibilidade do pescoço para baixo no acidente -, Laís respondeu: “Não dói mais”.

 

Huck notou que havia feito uma pergunta sem sentido e tentou consertar, mas como diz o ditado popular, “a emenda saiu pior que o soneto”: “Tem essa vantagem”, disse o apresentador, visivelmente sem graça. Constrangida, Laís encerrou o assunto: “Deve ser a única”.

 

Pouco antes, Luciano havia se comprometido a presentear Laís, que fazia aniversário naquele dia, com um carro adaptado para acessibilidade de cadeirantes, e assim, facilitar seus deslocamentos no Rio de Janeiro na sequência do tratamento.

 

Gospel +