Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 24/11/2014

Maior casamento civil homoafetivo do mundo aconteceu este domingo

casamento_civil_coletivo_homoafetivo_5 A maior cerimônia de casamento civil homoafetivo do mundo foi realizada neste domingo (23) no Rio de Janeiro, no Armazén Utopia, na zona portuária carioca. Segundo informações da Agência Brasil, 160 casais homossexuais oficializaram sua união simultaneamente.

 

É a quinta edição da cerimônia, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 500 casamentos foram celebrados.

 

A abertura foi marcada pela perfomance da travesti, atriz e cantora Jane Di Castro, que cantou Emoções, de Roberto Carlos. Ela também participou da solenidade com o companheiro Otávio Souza Bonfim, com quem se relaciona há 47 anos. “É um momento maravilhoso. Para quem veio da ditadura isso que estamos vivendo é um paraíso. É uma realização e uma vitória”, disse.

 

Primeiro casal a formalizar o casamento por meio do projeto, o superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos e coordenador do Programa Estadual Rio Sem Homofobia, Cláudio Nascimento, e seu companheiro, João Silva, apontaram os benefícios da oficialização. “É uma ação afirmativa para chamar a atenção de todos para as conquistas e os desafios na área dos direitos civis e humanos da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros).

 

O casamento garante a possibilidade de vários projetos de futuro juntos, como a casa própria, ampliar a família e um nível de segurança jurídica formidável”, pontuou.