Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 06/10/2015

Mais de 1.100 árvores foram doadas pela Prefeitura

unnamedO kit é parte do Projeto Ponto Verde, que planeja e executa as iniciativas de arborização da cidade.O Kit Ponto Verde já doou mais de 1.100 árvores em Feira de Santana, todas com características para serem plantadas nos passeios. As espécies de bom sombreamento são as mais pedidas. Este plantio de árvores traz benefícios para a comunidade.

 

Para tanto, o interessado deve ir ao Departamento de Áreas Verdes, na Secretaria de Serviços Públicos (SESP). O kit é parte do Projeto Ponto Verde, que planeja e executa as iniciativas de arborização da cidade.

 

O diretor do DAV, Deodato Peixinho, disse que as espécies doadas têm características adequadas para serem plantadas nos passeios. Principalmente por oferecer bom sombreamento. “São de pequenos portes (a fiação da rede elétrica deve ser levada em consideração), as raízes não se espalham sob as casas e passeios, não entopem rede de esgoto, as folhas não ocupam espaços das ruas e a sombra é das melhores”, explica.

 

As espécies adequadas garantem sobra e beleza. As avaliações devem mirar o longo prazo. Outra característica, de acordo com Deodato Peixinho, é que a árvore não deve ser frutífera. “Isto causa muitos problemas, principalmente quando os frutos estiverem maduros”. Algumas pessoas são alérgicas ao pólen.

 

Os interessados também são orientados de como fazer o plantio adotando as técnicas corretas e como fazer a sua manutenção. “Plantar uma árvore é um exemplo de cidadania”, diz Deodato Peixinho.

 

BENEFÍCIOS

 

– Redução da sensação térmica: além da sombra, a absorção da radiação solar e a transpiração de vapor de água das árvores contribuem diretamente para a redução da sensação térmica;

 
– Atenuação da poluição sonora: as árvores atuam como barreiras contra pequenos ruídos;

– Quebra vento: a presença de árvores tem efeitos diretos sobre o regime dos ventos, pois funciona como uma eficiente barreira capaz de diminuir a velocidade e a direção dos ventos;

 
– Liberação de oxigênio e absorção de poluentes: além da liberação de oxigênio, que ocorre durante o dia, vários poluentes em suspensão são absorvidos pelas árvores;

 
– Microhábitats para a fauna: além de servir como abrigo e local de reprodução, principalmente de aves, insetos e morcegos, as árvores são fontes de produção de alimentos para fauna.