Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 30/07/2014

Mais de 380 animais recolhidos e vias públicas

4752RecoO Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já apreendeu 385 animais de grande porte encontrados soltos nas vias públicas de Feira de Santana, somente nos primeiros seis meses deste ano. A iniciativa do órgão municipal visa proporcionar maior segurança a motoristas e transeuntes evitando assim acidentes com automóveis nas ruas e avenidas da cidade.

 

A apreensão dos animais é realizada por uma equipe do CCZ utilizando um caminhão boiadeiro. Também conta com parceria da Via Bahia, na fiscalização das rodovias privatizadas que cortam a região, e da Cavalaria Montada da Polícia Militar.

 

Conforme a coordenadora do CCZ, Mirza de Carvalho Santana Cordeiro, os animais apreendidos são encaminhados para o órgão municipal onde passam por avaliação física realizada por veterinários. “Verificamos se os animais estão em condições de retornar aos seus proprietários ou se estavam sendo maltratados”, ressaltou.

 

Caso o animal esteja em condições de ser liberado, o proprietário deve pagar uma taxa de R$ 75,00 e fazer um cadastro, apresentando CPF, carteira de identidade e comprovante de residência. O animal também é microchipado e, no caso de reincidência, a multa passa para R$ 150,00. “O prazo para retirada do animal é de 5 dias”, alerta a coordenadora do CCZ.

 

Durante todo o ano passado, a fiscalização apreendeu 737 animais de grandes portes soltos em vias públicas. Desta forma este ano está sendo mantida a média já que os dados computados de 385 animais são referentes somente aos seis primeiros meses do ano.

 

A solicitação para retirada de animais de grande porte soltos em vias públicas pode ser feita através do telefone 156 ou diretamente com o CCZ pelos números 3614-3613 e 3223-5655.

 

Com informações da SECOM/PMFS