Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 18/06/2014

Marinha Mercante abre 395 vagas para curso de formação de oficiais

marA Marinha Mercante abriu 395 vagas para formação de oficiais nas Escolas de Formação de Oficiais do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga), no Rio de Janeiro, e do Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. Trocando em miúdos, são 230 vagas para o Ciaga e 16 para o Ciaba, nos cursos de formação de oficial de máquinas e de náutica. Além disso, há outras 10 vagas reservadas em cada centro para alunos estrangeiros. Se alguma delas não for ocupada, pode ser preenchida por um candidato brasileiro.

 

Os candidatos precisam ter ensino médio completo até 12 de janeiro de 2015 e idade entre 17 e 23 anos em 2 de fevereiro de 2015. Por se tratarem os oficiais de máquinas e de náutica da Marinha aquaviários do 1° grupo – marítimos, o processo seletivo não se destina ao provimento de cargo, emprego ou função pública, ou ainda ao ingresso como militar de carreira. Com isso, não se trata de um concurso público.

 

Ao terminar o curso de formação, após aprovação no estágio embarcado, o aluno se tornará 2° oficial de máquinas ou de náutica da Marinha Mercante e receberá seu certificado de competência, com validade internacional; diploma de bacharel em ciências náuticas, tendo em vista que o curso é reconhecido como graduação em nível superior e nomeado 2º tenente da reserva não-remunerada da Marinha do Brasil. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de julho através do site do Ciaga.

 

A taxa é de R$ 50. O exame de conhecimentos será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, às 9h30. Além disso, haverá seleção psicofísica de 15 de outubro a 13 de novembro; teste de suficiência física de 26 de novembro a 12 de dezembro; período de adaptação e verificação de documentos de 12 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015; e matrícula e início do curso em 2 de fevereiro de 2015.

 

Os candidatos que optarem por realizar o exame de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste concorrerão somente às vagas para o Ciaga. Os candidatos que optarem por realizar o exame de conhecimentos em cidades localizadas nas regiões Norte e Nordeste concorrerão, exclusivamente, às vagas para o Ciaba.

 

As informações são do iBahia.