Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 10/06/2015

Meio ambiente em destaque na Escola Maria Antonia da Costa

DSC_0495O cuidado com o meio ambiente precisa se tornar uma ação cotidiana”. A declaração partiu da professora Nelcilandia da Silva Arouca, diretora da Escola Municipal Maria Antonia da Costa, durante a abertura do V Congresso de Educação Ambiental realizado pela unidade nesta terça-feira, 9.

 

O evento, desenvolvido com a participação dos 770 alunos que se revezaram durante todo o dia em várias atividades, abordou o tema: “Histórias de amor e de grandes realizações na natureza: em busca de uma escola sustentável”.

 

De acordo com Nelcilandia, a ação busca quebrar a barreira entre a teoria e a prática da sustentabilidade. “Mesmo com todo o trabalho dentro de sala de aula, é possível perceber que ainda existe uma diferença entre o que os alunos estudam e o que eles efetivamente praticam. Por isso, consideramos o congresso tão importante e insistimos em dar foco ao cuidado com o meio ambiente”, defende.

 

Os alunos foram divididos em tarefas desenvolvidas nos stands que abordaram diferentes formas de reutilização de materiais como garrafas plásticas, vidro e papel. Os estudantes apresentaram também campanhas de conscientização em relação às doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti e do projeto “Casa da Energia”. Neste, alunos do 9º ano desenvolveram uma pesquisa que apontou em quais ambientes era necessário economizar energia elétrica no prédio da escola. O resultado do trabalho foi apresentado aos colegas e à comunidade.

 

A estudante Laiza Maria Dias Gomes, de 14 anos, participou das cinco edições em que o congresso foi realizado. Ela garante que o evento é uma ação benéfica para todos. “Nós aprendemos cada dia mais sobre sustentabilidade e a sua importância, isso também é válido para os nossos pais e as pessoas da comunidade que participam e prestigiam o evento”, conta.

 

Dentre os temas abordados, a conservação do patrimônio da escola foi destacada pela vice-diretora Ilnara Oliveira Brandão, que comemorou com os alunos a reforma realizada na unidade. Apresentações culturais de dança e poesia completaram a programação do evento.