Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 07/05/2015

Melhor idade: elas são mãe duas vezes

652015170006Elas estão na melhor idade. Acumulam a experiência de ser mãe duas vezes – geraram filhos e são avós. No Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, as homenageadas do próximo domingo, 10, comemoram o Dia das Mães compartilhando suas histórias e participando de atividades culturais e de lazer, que serão oferecidas até sexta-feira, 8.

 
Da confecção de lembrancinhas artesanais a alongamentos que fazem o corpo se movimentar, peças teatrais, dança do ventre e recital de poesias. Não faltam disposição, risos e razões para comemorar a data. Também participam de rodas de conversas e trocam experiências.

 

Uma das participantes mais atuantes do Centro de Convivência, a aposentada Isabel Nogueira, 73 anos, gerou quatro filhos. Três deles ela não ouviu chamá-la de mãe. A meningite os vitimou nos primeiros meses de vida. Outras crianças surgiram em sua vida. Aqueles que ela ajudou a nascer ao desempenhar o papel de parteira ou que o destino colocou em sua vida. “Sou mãe emprestada de muita gente. Perdi até as contas”, comenta.

 

Maria da Guia de Assis, 70 anos, teve seis filhos e ganhou 12 netos. “Todos são uma benção na minha vida”, reconhece. No próximo domingo ela pretende reunir toda a família para comemorar o Dia das Mães. “As minhas filhas também desempenham muito bem esse papel”, elogia.

 

AUTOESTIMA

 

Já Adelaide dos Santos, 68, disse realizada em ser mãe. “É aquela que cuida, protege e orienta. Fui tudo isso e continuo sendo para os meus quatro filhos e um neto”, afirma.

 

A coordenadora do Centro de Convivência, Aisile Andrade, ressalta a importância em promover atividades que elevam a autoestima dos idosos. “Esses momentos são uma oportunidade que eles têm – os homens também participam das oficinas oferecidas pelo equipamento – para se confraternizar e deixar a alegria transbordar”.

 

O Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.