Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/02/2015

Mergulhadores encontram duas mil moedas de ouro no mar em Israel

afpMergulhadores acabam de encontrar duas mil moedas de ouro no fundo do antigo porto de Cesareia, na costa mediterrânea de Israel. As moedas de mil anos constituem o tesouro mais importante já encontrado em Israel. O anúncio foi feito na terça-feira (17) pela Autoridade Nacional de Antiguidades.

 

A descoberta foi feita por acaso, por membros de um clube de mergulho. O grupo encontrou o tesouro arqueológico após tempestades removerem o fundo do mar de Cesareia.

 

No início, os mergulhadores acreditaram que se tratavam de fichas de jogo, mas, ao recolherem várias moedas, perceberam que se tratava de um tesouro. Eles então avisaram ao diretor do clube, que, por sua vez, informou as autoridades.

 

Os mergulhadores da autoridade detectaram 2.000 moedas de dinares, meio dinar e um quarto de dinar, a mais antiga cunhada em Palermo (Sicília) na segunda metade do século IX. Muitas das moedas remontam a dois reinados do fim do século X e XI.unnamed (1)

Segundo informações de um especialista em numismática, ciência que estuda moedas e medalhas, as moedas estão “em excelente estado de conservação, apesar dos mil anos no fundo do mar, e não precisaram de uma limpeza”, revelou Robert Cole. Algumas das moedas chegam a apresentar marcas de mordidas, o que mostra que seus donos comprovaram sua qualidade com os dentes.

 

“As peças podem ser provenientes do naufrágio de um barco que transportava a arrecadação de impostos destinada ao governo central no Egito”, afirma Kobi Sharvit, diretor da unidade de arqueologia marinha da autoridade das antiguidades.

 

Correio