Coluna Especial

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 07/11/2016

Meu pai bebe demais. Como lidar com isso?

3536209033-homem-bebadoPode parecer um conselho mega espiritual, mas ore por seu pai todos os dias. Ele está enfrentando uma das maiores batalhas de sua vida. Ele precisará reconhecer que não pode sozinho, mas precisa de Deus. Esses são os primeiros passos para abandonar a bebida.

 

Seja muito honesto com o seu pai sobre os seus sentimentos. Não o abandone, não alimente seu ódio por ele e tente não parecer crítico. Ele precisa saber que pode contar com a sua ajuda.

 

Existem centenas de casos em que os filhos levam seus pais alcoólatras à sobriedade. Geralmente, eles lidam com essa situação através de um posicionamento firme e amoroso.

 

Se sua igreja tiver algum programa voltado para pessoas que lutam contra algum tipo de vício, se ofereça para ir com seu pai. Se não houver grupos de recuperação em sua igreja, descubra grupos de Alcoólicos Anônimos próximos a sua casa. Ele pode até não aceitar o convite, mas ele vai ver que você se importa o suficiente para ajudá-lo no que puder.

 

Você não pode “consertar” seu pai sozinho. Ele deve assumir a responsabilidade por sua própria recuperação. Ele vai precisar da ajuda de profissionais e esta não é sua responsabilidade.

 

Mesmo ele recebendo ajuda ou não, eu te aconselho a conversar sobre isso com alguém. Não tenha medo de falar com seu pastor ou líder, ou até mesmo participar de um grupo voltado para membros de família de alcoólatras. Por ser o seu pai, pode ser complicado conversar com alguém. Mas por favor, não passe por isso sozinho.

 

GUIAME