Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 20/06/2014

Milagre na Copa? Fifa diz que pessoas em pé na área de cadeirantes serão retiradas

60280-2A foto que mostro uma torcedora em pé em frente a uma cadeira de rodas, onde estaria sentada, em parte reservada a deficientes físicos no Castelão, gera polêmica no país. A imagem teria sido registrada durante o confronto entre Brasil e México, que terminou empatada, e o assunto foi discutido na entrevista coletiva do diretor de marketing da Fifa, Thierry Weill, na quinta-feira (19).

 

Weill disse que torcedores flagrados em situação do tipo serão retirados dos estádios. “Os critérios para cadeira de rodas e deficientes são os mesmos do governo brasileiro. Se alguém vem na cadeira de rodas, levanta e começa comemorar, eu não sei dizer se é um milagre. Mas tenho de dizer que definitivamente iremos até a pessoa e nos asseguraremos de retirá-la do estádio, porque isso é trapaça. Mesmo se você fingir que o milagre foi causado pela atmosfera no estádio”, garantiu.

 

O diretor ignorou casos de pessoas que usam cadeiras de rodas mas, mesmo sem conseguir andar, conseguem ficar de pé. A Fifa diz em nota que “os clientes que solicitaram e compraram ingressos para pessoas com deficiência devem obrigatoriamente comprovar o direito a tais ingressos no momento da retirada e na entrada do estádio. Se o cliente não puder fazer essa comprovação, poderá ter o ingresso cancelado”.

 

Os assentos especiais são para cadeirantes – que têm direito a acompanhante -, obesos e pessoas com mobilidade reduzida. A Fifa pede, durante a compra, que os torcedores detalhem a deficiência e necessidades. É também exigido comprovação – “atestados médicos que contenham o CRM do médico e um código CID, um cartão de estacionamento para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, um “Passe Livre” ou outro cartão municipal de transporte para pessoas com deficiência, ou carta de aposentadoria por invalidez do Ministério da Previdência Social”, explica a entidade.

 

Já o o Comitê Organizador Local (COL) negou a existência de fraudes e desafiou qualquer um a mandar fotos de falsos cadeirantes nos estádios da Copa. O COL diz que parte das imagens que circula nas redes sociais é de registros durante o período do Brasileirão. A foto que aparece nesta matéria mostra torcedores com cores do Brasil – a seleção jogou no Castelão em junho de 2013, na Copa das Confederações, além da partida desta semana.

 

As informações são do Correio.