Notícias do Mundo Gospel

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 16/04/2016

Milhares saem da igreja após campanha ateísta

5c87c6db-c1b5-48e1-8408-bfb662036784

Milhares de pessoas já cancelaram sua filiação na igreja estatal da Dinamarca após uma campanha liderada por ateus.

 
Cerca de 3.000 pessoas que haviam sido batizadas e pertenciam a igreja nacional, que é evangélica luterana, cancelaram o registro no mês passado. Uma campanha da Sociedade de Ateus da Dinamarca (Ateistisk Selskab) está divulgando que conseguiu a “desconversão”.

 
Contudo, a verdadeira motivação pode ter sido econômica. A Igreja Evangélica Luterana da Dinamarca está entre as várias denominações da Europa que são subsidiadas pelos impostos. Ainda que o pagamento deste imposto seja voluntário na Dinamarca, cerca de 1% do salário, os membros da Igreja são automaticamente inscritos. Ou seja, eles precisam pedir claramente para não doarem mais.

 
Oficialmente, cerca de 80% dos dinamarqueses são membros da Igreja Nacional da Dinamarca, conhecida como “Igreja do Povo”. Todo cidadão que foi batizado automaticamente se torna membro. Apenas 2,4% dos membros comparece aos cultos semanalmente.

 
O porta-voz da Sociedade de Ateus, Anders Stjernholm, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com os resultados preliminares. Nossa campanha feita por cartazes colados em lugares de transporte público, apela para um amplo debate sobre os fundamentos da fé. Muitos dinamarqueses desejam fazer isso, mas o processo é muito complicado”.
O pastor Lena Kjems, que perdeu 14 membros de sua igreja, explicou que, na maioria dos casos, são jovens com idades entre 18 e 25. Os jovens de outros países europeus têm tomado esse mesmo tipo de decisão.

 

GOSPEL PRIME