Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 26/07/2014

Motocicletas reforçam ações da Seprev de combate às drogas

17011-2 (1)O programa social “Crack, é possível vencer!” passa a contar com quatro motocicletas aparelhadas para dar suporte na segurança das equipes que atuam na prevenção e combate ao uso de entorpecentes. Os veículos foram apresentados pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta quinta-feira, 24, no Paço Municipal Maria Quitéria.

 

As quatro motocicletas, Lander 250 cc, da Yamaha, são equipadas com sirenes e giroflex e serão utilizadas por guardas municipais, através de parceria entre as secretarias de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev), Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedeso) e Secretaria de Saúde (SMS). Reforçam o aparato de veículos que já conta com dois automóveis Voyage, da Volkswagen.

 

Durante a entrega dos veículos, o prefeito José Ronaldo ressaltou a preocupação do Governo Municipal em promover ações preventivas visando evitar que jovens se envolvam com drogas, além de resgatar pessoas que já sejam usuárias, encaminhando-os para tratamento voluntário.

 

O secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, cuja secretaria é gestora do programa, explica que os veículos serão utilizados por guardas municipais reforçando as ações das quatro equipes do programa “Crack, é possível vencer!”, formadas cada uma por um assistente social e dois orientadores sociais. “Estamos desenvolvendo um trabalho na linha da prevenção, que ainda terá o reforço com aquisição de duas unidades de videomonitoramento (montadas em microônibus), e mais 20 câmeras de vídeomonitoramento. Além disso terá ainda recursos para a Secretaria de Saúde implantar consultórios de rua, um CAPS AD 24hs e leitos para internamento de usuários”, revelou.

 

O secretário da Seprev, Mauro Moraes, explica que o trabalho de prevenção e combate ao uso de entorpecentes já está sendo desenvolvido nas escolas da rede pública municipal, através de campanhas e palestras educativas informando sobre os prejuízos provocados pelas drogas”, ressaltou.

 

A secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, observa que a ação preventiva, através de campanhas educativas, é o melhor caminho, evitando assim que os jovens se envolvam com as drogas.

 

Durante a entrega das motocicletas, o diretor da concessionária Agajê, concessionária Yamaha em Feira de Santana, Cláudio Cotrim, ofereceu à Prefeitura a parceria para manutenção gratuita das motocicletas durante o período dos primeiros seis meses, reforçando assim a garantia de fábrica.

 

As informações são da Secom/PMFS.