Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 29/08/2015

Museu Parque do Saber exibe documentário sobre costumes populares

2882015093358O Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo exibiu de forma inédita o documentário “A Ópera Negra do Portal Sertão”. O longa metragem trata dos costumes populares do sertão baiano através da música, poesia, manifestações folclóricas e religiosidade.

 

Amplificado na aparelhagem de som e imagem de altíssima qualidade, a narrativa dos costumes sertanejos se desenvolve com simplicidade, mantendo total fidelidade e respeito à cultura do povo do sertão. O filme não apenas diverte, mas também emociona. Ganhou merecidos aplausos e comentários elogiosos da plateia. O espaço, de 165 lugares, ficou lotado.

 

A Fundação Cultural Egberto Tavares Costa e o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, da Prefeitura de Feira de Santana, apoiam a iniciativa do mestre em cultura popular Asa Filho. O lançamento, na terça-feira passada, 25, contou com a presença de moradores do distrito de Tiquaruçu, que participaram das filmagens, e também do prefeito José Ronaldo.

 

“É um documento muito bonito e importante para a memória cultural do nosso município e seu povo”, ressaltou José Ronaldo.

 

A Ópera Negra do Portal do Sertão, editada em DVD, tem direção de Ícaro de Oliveira, argumento de Asa Filho e Ícaro, e imagens de Augusto Bortolini, Cassius Borges, Poliana Costa e Thacie de Souza; som direto de Breno Tsokas, Lucas Pereira e Pedro Patrocínio; mixagem e edição de Pedro Patrocínio. A produção é da Atelier Filmes e realização da Organização Cultural Reizado de São Vicente (ORCARE) com financiamento da Fundação Palmares e do Pró-cultura.

 

As informações são da Secom.