Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 18/05/2016

Museu Parque do Saber trará pesquisadores renomados na área da física

1O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo vai unir ciência e tecnologia no próximo dia 2 de junho promovendo a vinda à Feira de Santana de dois pesquisadores de renome da área de física: Olga de Castro Vilela, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Janei Figueira Zebende, da Universidade Estadual de Feira de Santana. O evento será intitulado: Difusão de Pesquisas no Campo da Ciência.

 
Embora tenha como objetivo principal a difusão da astronomia, através do seu Planetário, que recebe milhares de visitantes anualmente, o Museu Dival Pitombo, conforme explica o diretor Basílio Fernandez, vem dando visibilidade a outros campos da pesquisa científica.

 
“A astronomia está ligada à física e outras ciências. Aliás é uma espécie de berçário das ciências. Nada mais justo do que oportunizar o conhecimento em outros campos científicos e isso nós vamos fazer com pesquisadores que estão inteirados com o que há de mais atual no mundo”, ressalta Fernandez.

 
Olga de Castro Vilela, por exemplo, possui mestrado em Tecnologias Energéticas Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorado em Tecnologias Energéticas Nucleares também pela UFPE. Janei Figueira é um especialista na área de física aplicada.

 
Entre outros temas, o encontro vai tratar de experiências na área de Energia Fotovoltaica (Solar) com ênfase em Geração da Energia Elétrica. Além de instituições educacionais convidadas, o evento estará aberto a todos os interessados na pesquisas científica.

 
ENERGIA

 
Fotovoltaica é a energia elétrica gerada a partir de luz solar. O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (Normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento, desta forma gerando eletricidade.

 
A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada, sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados em diversas áreas.

 
Mais informações sobre o evento “Difusão de Pesquisas no Campo da Ciência” no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, podem ser obtidas no telefone 75 3624 5058.E-mail: museuparquedosaber@pmfs.ba.gov.br

 
Secom