Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 23/11/2016

Mutirão no Centro de Zoonoses esteriliza cães e gatos até quinta-feira

Castra__o de Animais - Vinicius Gomes (4)O Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana está esterilizando, em mutirão, cães e gatos até esta quinta-feira, 24. A meta é atender 300 animais. Entretanto, apenas estão sendo atendidos aqueles cujos donos se cadastraram no CCZ.

 

Com prioridade para as pessoas que tem muitos destes animais, aqueles que são encontrados nas ruas e os adotados pela APA. A unidade entra em contato com os interessados em castrar seus animais, informando sobre datas da intervenção.

 

Feira é um dos poucos municípios baianos a oferecer gratuitamente este tipo de cirurgia, que estão sendo feitas pelo veterinário Marcos Neto.

 

“Além de controlar as populações destes animais, a esterilização previne doenças”, disse a coordenadora do CCZ, Mirza Cordeiro.
Projeções mostram que um casal destes animais pode, em uma década, deixar mais de 80 mil descendentes, caso não seja esterilizado.

 

Outro problema nas cadelas, afirma a veterinária Mirza Cordeiro, é o aparecimento do tumor de Sticker, transmitido via sexual.

 

Podem ter os órgão reprodutivos retirados animais a partir de cinco meses de vida. “São cirurgias simples e de rápida recuperação”. Os donos dos animais são orientados sobre como proceder durante o pós-operatório e quais medicamentos ministrar.

 

Iara Lima Oliveira levou Eva, sua gatinha de oito meses, para ser esterilizada. “É uma maneira eficaz de prevenir doenças”, afirmou.

 

Outro ponto, disse, é que a cirurgia evita uma ninhada indesejada para o dono do animal e que eles se multipliquem nas ruas.

 

Neste ano 1.116 animais já foram esterilizados no CCZ, com predominância para os felinos. Em 2015 foram 1.205.

 

As informações são da Secom/PMFS.