Dicas

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 03/11/2017

Não consegue emagrecer? A culpa pode ser da vitamina D

Muitas pessoas iniciam dietas, mas poucas sabem que para conquistar o seu peso ideal é preciso estar com a saúde em dia. De acordo com o médico Márcio Elias pular refeições, dormir mal e até o desequilíbrio de vitamina D no corpo podem dificultar a perda de peso. Para tirar dúvidas sobre o assunto, selecionamos 4 curiosidades sobre essa vitamina que, quando equilibrada, pode ser aliada de sua dieta.

 

É importante estar com o exame 25 – hidroxi em dia

 

A vitamina D é uma espécie de hormônio que, entre outras funções no corpo, atua na conservação do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio, tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue e contribui para o metabolismo de gordura e liberação da Leptina, hormônio regulador de apetite. É fundamental seu equilíbrio para que seu corpo responda bem ao processo de emagrecimento. Procure orientação de profissionais para saber como anda o nível da sua vitamina D.

 

Índices elevados de vitamina D no organismo afinam a região abdominal

 

Em um estudo envolvendo mulheres universitárias, entre 20 e 35 anos, foi identificado maior peso corporal, IMC e circunferência da cintura entre aquelas com baixa ingestão de vitamina D e níveis baixos de vitamina D no sangue.

 

Baixa imunidade e fraqueza muscular estão entre os sintomas de insuficiência de vitamina D

 

Pessoas com deficiência de vitamina D no corpo podem ter prejuízo no relaxamento e na contração muscular, além de dor e fraqueza que podem aumentar o risco de quedas e consequentemente o risco de fraturas, e maior predisposição a adquirir infecções.

 

E agora, qual especialista devo procurar para saber mais sobre vitamina D?

 

Vários especialistas médicos podem ser procurados para acompanhar os níveis de vitamina D no organismo e corrigir a deficiência quando houver. Dentre eles, endocrinologista, clínico geral ou o ginecologista. Em relação às crianças, os pediatras podem acompanhar com muita propriedade.

 

“Além de estar com a vitamina D equilibrada, para um emagrecimento saudável e eficiente é importante dormir de 8 a 9 horas por dia, já que nesse período nosso corpo transforma a gordura acumulada em energia. Não pular refeições, para não comer em excesso na refeição seguinte e evitar situações estressantes. O estresse libera sustâncias que geram acúmulo de gordura em nosso corpo. Tenha uma rotina saudável e lembre-se: atividade física sob supervisão de um profissional da saúde também deve ser incorporada para melhor qualidade de vida”, sugere o especialista.

 
FONTE: Life Style